Notícias

Home > Notícias > Moldes para chocolate: Saiba como escolher o ideal para si
Moldes para chocolate: Saiba como escolher o ideal para si

Moldes para chocolate: Saiba como escolher o ideal para si

22/03/2018

Uma das dificuldades mais comuns de quem pensa em fazer bombons é saber qual o tipo de molde mais adequado e quais as diferenças existentes entre cada um deles.
 
Neste artigo vamos mostrar-lhe as diferenças entre moldes para fazer bombons de chocolate, para ajudá-lo neste processo.

Existem três tipos de moldes mais utilizados pelos profissionais: em polietileno, em silicone e em policarbonato.
 

 

  • MOLDES EM POLIETILENO

 

Os moldes para bombons em polietileno existem numa grande variedade de modelos e são os mais baratos de todos. Este tipo de molde tem uma boa flexibilidade e facilita o desenformar do chocolate. Basta pressioná-lo para que o chocolate saia rapidamente.

Visto que a durabilidade não é o forte destes moldes, tornam-se numa boa aposta para quem quer experimentar mas não produz bombons frequentemente e não pretende fazer grandes investimentos.

Como principais vantagens deste molde de bombons apontamos: É bastante fléxivel e ideal para quem quer usar o modelo apenas uma vez. Por exemplo, se um cliente desejar fazer uma encomenda especial.

Como principais desvantagens deste molde apontamos: Devido à sua fraca resistência e durabilidade, não é adequado para quem pretende realizar produções em massa. A limpeza deste molde é difícil e tediosa.

 

molde de polietileno para bombons ou figuras de chocolate

 

  • MOLDES EM SILICONE

 

Os moldes para bombons em silicone são muito resistentes e toleram mudanças de temperatura. Esta versatilidade leva a que sejam procurados para utilizar tanto em comidas frias (incluindo o gelo) como para levar alimentos ao forno (por exemplo, biscoitos).São perfeitos para criar figuras em chocolate com maior detalhe e é possivel encontrar uma variedade enorme de formas.

 

Os moldes em silicone oferecem outros benefícos como a possibilidade de trabalhar com produtos para além do chocolate, como é o caso do açúcar, isomalte, pasta de açúcar, gelado, gelatinas, entre outros. No entanto, por serem muito maleáveis, desenformar os bombons pode ser tarefa mais delicada.
 
Assim, como principais vantagens apontamos: fácil de limpar, apto para produtos quentes e frios, grande variedade de modelos.

Como principais desvantagens deste molde para bombom apontamos: impossível ver se o chocolate já está pronto e maior dificuldade ao manusear e rechear. A falta de cuidado no recheio da forma pode comprometer o resultado final.

 

 

molde de silicone para bombons ou figuras de chocolate


 

  • MOLDES EM POLICARBONATO

  

Por fim, temos os moldes para bombons em policarbonato, que são os mais rígidos e resistentes, e com os maiores períodos de durabilidade.

São ótimos moldes para bombons recheados e como são feitos de um material transparente, consegue ver quando o chocolate já está pronto a retirar do molde. Este tipo de material permite utilização um raspador para retirar o excesso de chocolate, sem danificar a forma.

Se o chocolate tiver sido temperado corretamente, na hora de desenformar basta uma leve batida na bancada para o bombom sair do molde. São os preferidos dos profissionais que lidam com chocolate regularmente devido ao acabamento perfeito e brilho inigualável que concedem.


Entre as principais vantagens deste molde apontamos: elevada resistência e durabilidade. É o molde que apresenta os melhores acabamentos finais. São os que melhor protegem o resultado final do bombom, não destruindo a integridade e forma do chocolate.

Como principais desvantagens apontamos: Preço elevado, quantidade de modelos mais limitado.

 

molde de policarbonato para bombons ou figuras de chocolate

 
A Distribuidora Aveirense aconselha:

 

  • Se produz bombons com pouca frequência, os moldes de polietileno são os mais indicados para si.

  • Se procura um molde multifuncional, aconselhamos moldes em silicone pois permitem não só trabalhar com chocolate mas também com produtos como gelado, isomalte, açúcar, semifrios, entre muitos outros.  

  • Costuma fazer bombons de chocolate com muita frequência ou em grandes quantidades? Então os moldes de policarbonato são os mais ideais pois são muito duradouros e resistentes o que permite uma utilização diária.

 

A humidade é inimiga dos bombons chocolate.  Os moldes não devem ser lavados com água, mas sim limpos com um pano seco até que não restem resíduos.

MARCAS E PARCERIAS

Comercializamos e distribuímos as mais variadas marcas de renome nacional e internacional, contribuindo assim para a importação e exportação de produtos.
Para ficar a saber mais sobre as nossas marcas representadas e comercializadas, utilize a barra de pesquisa no fundo da página ou carregue aqui.

ENCOMENDAS 
(chamadas para rede fixa nacional)
Tel. +351 234 31 31 02
Tel. +351 282 42 25 94
email: geral@distribuidoraaveirense.pt
Comercializamos e distribuímos diversos produtos e consumíveis para estabelecimentos do setor horeca (padarias, pastelarias, confeitarias, pizzarias, snack-bar's, restaurantes, entre outros) contando para isso com mais de seis mil referências em armazém e mais de nove mil referências em sistema. A Distribuidora Aveirense está presente em vários mercados promovendo assim a importação e exportação de produtos.
© 2024 Distribuidora Aveirense | Portugal
Design By PMC ®
A Distribuidora Aveirense usa cookies para melhorar a navegação dos seus utilizadores. Ao navegar este site aceita a nossa política de cookies.