Notícias

Home > Notícias > Moldes para chocolate: Saiba como escolher o ideal para si
Moldes para chocolate: Saiba como escolher o ideal para si

Moldes para chocolate: Saiba como escolher o ideal para si

22/03/2018

Uma das dificuldades mais comuns de quem pensa em fazer bombons é saber qual o tipo de molde mais adequado e quais as diferenças existentes entre cada um deles.
 
Neste artigo vamos mostrar-lhe as diferenças entre moldes para fazer bombons de chocolate.
 
Existem três tipos de moldes para bombons mais utilizados pelos profissionais: polietileno, silicone e policarbonato.
 

 

  • Moldes em polietileno: 


Os moldes para bombons em polietileno existem numa grande variedade de modelos e são os mais baratos de todos. Este tipo de molde tem uma boa flexibilidade e facilita o desenformar do chocolate. Basta pressioná-lo para que o chocolate saia rapidamente.

Visto que a durabilidade não é o forte destes moldes, tornam-se numa boa aposta para quem quer experimentar mas não produz bombons frequentemente e não pretende fazer grandes investimentos.

Como principais vantagens deste molde de bombons apontamos: É bastante fléxivel e ideal para quem quer usar o modelo apenas uma vez. Por exemplo, se um cliente desejar fazer uma encomenda especial.

Como principais desvantagens deste molde apontamos: Devido à sua fraca resistência e durabilidade, não é adequado para quem pretende realizar produções em massa. A limpeza deste molde é difícil e tediosa.

 

molde de polietileno para bombons ou figuras de chocolate

 

  • Moldes em silicone: 

 

Os moldes para bombons em silicone são muito resistentes e toleram mudanças de temperatura. Esta versatilidade leva a que sejam procurados para utilizar tanto em comidas frias (incluindo o gelo) como para levar alimentos ao forno (por exemplo, biscoitos).São perfeitos para criar figuras em chocolate com maior detalhe e é possivel encontrar uma variedade enorme de formas.

Os moldes em silicone oferecem outros benefícos como a possibilidade de trabalhar com produtos para além do chocolate, como é o caso do açúcar, isomalte, pasta de açúcar, gelado, gelatinas, entre outros. No entanto, por serem muito maleáveis, desenformar os bombons pode ser tarefa mais delicada.
 
Assim, como principais vantagens apontamos: fácil de limpar, apto para produtos quentes e frios, grande variedade de modelos.

Como principais desvantagens deste molde para bombom apontamos: impossível ver se o chocolate já está pronto e maior dificuldade ao manusear e rechear. A falta de cuidado no recheio da forma pode comprometer o resultado final.

 

molde de silicone para bombons ou figuras de chocolate

  • Moldes em policarbonato: 


Por fim, temos os moldes para bombons em policarbonato, que são os mais rígidos e resistentes, e com os maiores períodos de durabilidade.

São ótimos moldes para bombons recheados e como são feitos de um material transparente, consegue ver quando o chocolate já está pronto a retirar do molde. Este tipo de material permite utilização um raspador para retirar o excesso de chocolate, sem danificar a forma.

Se o chocolate tiver sido temperado corretamente, na hora de desenformar basta uma leve batida na bancada para o bombom sair do molde. São os preferidos dos profissionais que lidam com chocolate regularmente devido ao acabamento perfeito e brilho inigualável que concedem.


Entre as principais vantagens deste molde apontamos: elevada resistência e durabilidade. É o molde que apresenta os melhores acabamentos finais. São os que melhor protegem o resultado final do bombom, não destruindo a integridade e forma do chocolate.

Como principais desvantagens apontamos: Preço elevado, quantidade de modelos mais limitado.

 

molde de policarbonato para bombons ou figuras de chocolate

 
A Distribuidora Aveirense aconselha:

Se produz bombons com pouca frequência, os moldes de polietileno são os mais indicados para si.

 

Se procura um molde multifuncional, aconselhamos moldes em silicone pois permitem não só trabalhar com chocolate mas também com produtos como gelado, isomalte, açúcar, semifrios, entre muitos outros.  


Costuma fazer bombons de chocolate com muita frequência ou em grandes quantidades? Então os moldes de policarbonato são os mais ideais pois são muito duradouros e resistentes o que permite uma utilização diária.

 

A humidade é inimiga dos bombons chocolate.  Os moldes não devem ser lavados com água, mas sim limpos com um pano seco até que não restem resíduos.

MARCAS E PARCERIAS

Comercializamos e distribuímos as mais variadas marcas de renome nacional e internacional, contribuindo assim para a importação e exportação de produtos.
Para ficar a saber mais sobre as nossas marcas representadas e comercializadas, utilize a barra de pesquisa no fundo da página ou carregue aqui.

ENCOMENDAS
Tel. +351 234 31 31 02
Tel. +351 282 42 25 94
e-mail. geral@distribuidoraaveirense.pt
Comercializamos e distribuímos diversos produtos e consumíveis para estabelecimentos do setor horeca (padarias, pastelarias, confeitarias, pizzarias, snack-bar's, restaurantes, entre outros) contando para isso com mais de seis mil referências em armazém e mais de nove mil referências em sistema. A Distribuidora Aveirense está presente em vários mercados promovendo assim a importação e exportação de produtos.
© 2015 Distribuidora Aveirense | Portugal
Design By PMC ®
A Distribuidora Aveirense usa cookies para melhorar a navegação dos seus utilizadores. Ao navegar este site aceita a nossa política de cookies.